O mês de maio é marcado pelo Combate nacional ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. Durante todo o mês, o estado de Mato Grosso do Sul é marcado a cada semana por ações de prevenção. Nesta semana, o tema é “Combate à Pedofilia”, instituída pela Lei 3.707/2009, no qual tem o objetivo de envolver a sociedade e conscientizar a população e propor iniciativas de combates a este tipo de crime em nosso estado.
Em entrevista ao Jornal da Hora, o deputado estadual e autor dessas Leis, Professor Rinaldo Modesto (PSDB) destacou que a ação ocorre o ano todo, mas que neste mês a ação se intensifica, apesar das adversidades. “Nessa linha nós temos algumas leis em defesa da vida, da família e da liberdade cristã. Essas são as bandeiras da inclusão social, porque a nossa origem vem dessa área”, ressaltou.
Em 2019, foi divulgado um mapeamento pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no qual aponta que no Brasil, pelo menos 40% dos crimes de violência sexual infantil foram cometidos por familiares das vítimas. Rinaldo Modesto enfatiza que, lamentavelmente, há pessoas de todas as camadas sociais envolvidas. “Nós temos pessoas envolvidas nisso de todas as camadas sociais, desde o mais pobre ao mais rico, do menos importante a grande autoridade.
Ele complementa dizendo que é preciso trabalhar na perspectiva da conscientização, a fim de combater esse terrível crime. “É um momento que a gente tem que estar intensificando, lembrando a sociedade que esse é um crime terrível, e que nós temos que abominar de forma considerável”.
Assista a entrevista na íntegra no link abaixo:
Texto: Evelyn Mendonça