“Mesmo com queda nas intenções de compra, comércio em 2019 está melhor que 2018” diz economista

Dr. Mikimba, economista Daniela Dias e Arthur Mario na bancada do Jornal da Hora. (Foto: Felipe Gotardo)

Por: Felipe Gotardo

Nesta quinta-feira (27), Daniela Teixeira Dias, economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS) em entrevista á Rádio Hora, fez um comparativo do número de empregabilidade e intenção de consumo entre 2018 e 2019. Daniela falou sobre o comportamento do consumidor, a intenção de consumo das famílias campo-grandenses, que no mês de junho teve uma nova queda.

Neste mês de junho a Fecomércio registrou uma queda na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), atingindo, empresários e conseguintemente a empregabilidade. De acordo com a economista, o mês de março deste ano também sofreu uma queda na empregabilidade e volume de vendas, contudo, mesmo assim os resultados do comércio neste primeiro semestre de 2019 é bem melhor que de 2018.

 “Estamos em um acumulado do ano com saldo positivo, tanto na empregabilidade com mais admissões do que demissões, e nas vendas nossos resultados estão um pouco mais otimistas tanto para o comércio de bens quanto para os serviços” afirma a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

Segundo Daniela, em Mato Grosso do Sul 30% da população fazem parte do número de pessoas inseridas no mercado informal. Com o Micro Empreendedor Individual (MEI), esse percentual tem aumentado e alguns órgãos desenvolvem ações para melhor capacitar essas pessoas que estão no mercado informal.

Assista na integra o programa desta quinta-feira.