Michel Temer e Marito, ex-presidente do Paraguai, recebem homenagens da Assembleia Legislativa de MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) realizou na tarde desta quinta-feira (21), a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica. O evento contou com a participação do ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB) e do ex-presidente do Paraguai, Mario Abdo Benites, o Marito, que receberam menção honrosa.  

Além disso, diversas autoridades estiveram presentes, como a Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o governador Eduardo Riedel (PSDB), e deputados da casa. 

Temer destacou a importância da Rota Bioceânica e afirmou que é um projeto ousado. “É um projeto ousado, atravessar todo um continente. […] É um fato extraordinário para o Brasil e particularmente para Mato Grosso do Sul. Vai incentivar muito o turismo entre Brasil e Paraguai. Já somos países irmãos e nesse momento há uma concretização dessa fraternidade”. 

Michel Temer e Mário Abdo Benitez também foram homenageados pelos trabalhos para que a Rota Bioceânica, com a ponte entre Carmello Peralta e Porto Murtinho fosse concretizada. A proposta de homenagem partiu do deputado estadual Zeca do PT (PT). 

O Coordenador da Frente Parlamentar, Zeca do PT, falou sobre os trabalhos que o grupo realizará. “Temos previsão de inúmeras reuniões, pelo menos uma em cada mês […] Tendo claro que a Rota, quando concluída, traz inúmeros benefícios do ponto de vista da integração, competitividade, oportunidade, e nos dá integração não apenas econômica, mas também social, cultural e turística”. 

A Frente Parlamentar acompanhará os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, e ainda irá propor e discutir as políticas públicas relacionadas ao projeto. A ponte binacional ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. 

Também fazem parte do grupo de trabalho os deputados estaduais: Antônio Vaz (Republicanos), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), João Henrique (PL), João César Mattogrosso (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP) , Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

Texto e fotos: Beatriz Rieger