O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira afirmou que a solução para que novos conflitos no campo não se intensifiquem em Mato Grosso do Sul é a criação de novos assentamentos. A declaração foi dada em coletiva realizada nesta terça-feira (25), na Conferência Estadual da Agricultura Familiar e o Lançamento do Plano Safra Familiar 2023.
“Faz nove anos que não temos novos assentamentos em Mato Grosso do Sul. Isso gera tensões e um representamento fenomenal. Nós queremos dar uma resposta, novos assentamentos. Tudo feito dentro da Lei, dentro da Constituição em paz. Queremos paz no campo”.
O Ministro aproveitou para anunciar que retomará o programa de Reforma Agrária e assentamentos. “Estamos aqui para dizer que vai voltar o programa de Reforma Agrária. Fazem nove anos que não tem um novo assentamento, mas o Incra fará um assentamento neste segundo semestre aqui em Mato Grosso do Sul, para retomar os programas de Reforma Agrária”.
Teixeira também afirmou que conversou com o governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), e que ele se prontificou a realizar a parte preparatória da regularização fundiária. “Nós damos os títulos e registramos em cartório. Ele vai fazer uma parte e nós outra parte, para avançar na titulação. E esse exemplo serve para o Brasil. Faremos convênios com os governos de estado, que farão a primeira parte de preparação e nós titularemos”.
O evento foi realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e contou com a presença do Governador, Eduardo Riedel, do Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e diversas autoridades.
Texto: Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça