
O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpriu agenda na capital nesta terça-feira (29), no segundo dia da Caravana da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Ele anunciou o lançamento de três ações, que são: Pacto Pela Governança das Águas, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Mulher Empreendedora, e o FCO Irrigação.
“Nós vamos pactuar com o governo do estado, liderado pela Agência Nacional de Água e saneamento, a ‘Governança da Água’. Já estamos perto de concluir as 27 unidades da Federação. E esse pacto contribui muito para que a gente não só cuide desse bem elementar, enquanto fonte, mas também quanto ao uso”, afirmou o Ministro sobre o Pacto pela Governança da Água.
Góes também falou sobre os FCO Mulher e o FCO Irrigação. Ele pontuou que Brasil tem grande potencial de irrigação, mas ainda não realiza. “Temos potencial de mais de 55 milhões de hectares para irrigação, e irrigamos no máximo 15%, se juntar público e privado. Então precisamos crescer nesse processo”.
A Superintendente da Sudeco, Rose Modesto, afirmou que o estado tem aproximadamente R$ 200 milhões para serem liberados em 2023, e parte desta quantia será destinada para atender a projetos comandados por mulheres.
Texto: Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça