Evento premiou escolas com melhores índices e investiu nos colégios com menor pontuação
Por: Reuel Oliveira
O governo de Mato Grosso do Sul realizou o evento de premiação do Programa MS Alfabetiza nesta quarta-feira (28). O intuito é premiar e incentivar as escolas estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul. Na cerimônia, foram contempladas com R$80 mil os 30 colégios melhor ranqueados, e as 30 escolas que tiveram menor aproveitamento receberam R$40 mil. Ao todo, foram entregues R$3,6 milhões em gratificações.
O governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), esteve presente no evento e falou a respeito da importância do programa. Para ele, a capacidade de articulação entre o município e o estado para gerar a iniciativa, é essencial para a valorização da educação no Mato Grosso do Sul.
“O aluno não tem uniforme, seja no município ou no estado nós temos que ter a capacidade de articulação para poder oferecer a melhor condição possível para o aprendizado, e esse programa, o MS alfabetiza, busca investir no ensino inicial, nos anos iniciais. Então a gente premia as escolas que se destacaram, e dá um apoio para aquelas que têm necessidades, para que elas possam avançar dentro do resultado”, explicou Riedel.
O programa, que é uma realização da SED (Secretaria de Estado de Educação), busca garantir que os alunos da rede pública estejam em dia com os aprendizados de leitura e escrita de acordo com suas idades e níveis de escolaridade. No início do mês, a coordenação havia iniciado a entrega das coletâneas, que são os materiais didáticos, nas escolas da capital.
Além do Governador Eduardo Riedel, estava presente no evento o Secretário de Estado de Educação, Helio Daher. Para ele, a premiação é secundária e o mais importante é o aprendizado do aluno. O secretário também explicou como foi o critério e o processo de avaliação das escolas.
“O critério passa pelo desempenho na prova de proficiência e pelo critério de frequência. Então a gente tem uma preocupação muito grande para que a avaliação seja feita com o maior número de estudantes possíveis, e agora ela engloba tanto o resultado quanto a frequência dos estudantes, para que a gente tenha a garantia do processo seletivo, porque a premiação é secundária. A ideia é que a gente possa de fato avaliar com profundidade todos os estudantes daquela rede municipal, e a partir daí propor intervenções pedagógicas para melhorar o desempenho da alfabetização”, concluiu o Secretário.
Fotos: Beatriz Rieger