A partir desta segunda, pessoas com 40 anos ou mais podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19
Mato Grosso do Sul inicia nesta segunda-feira (20) uma nova etapa da vacinação contra a Covid-19. Dessa vez, pessoas acima de 40 anos poderão receber a quarta dose do imunizante. Em levantamento com base em dados da SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), o Jornal Midiamax apurou que nem metade da população que deveria estar imunizada com a terceira dose procurou salas de vacinação em Mato Grosso do Sul.
De acordo com os números do Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde), apenas 42,5% do público-alvo que já poderia ter se imunizado com a terceira dose da vacina está em dia com o esquema vacinal.
Do início da aplicação da terceira dose até agora, 1.129.134 pessoas foram imunizadas em Mato Grosso do Sul. A população estimada para receber a terceira dose no Estado, incluindo crianças acima de 5 anos e grupos prioritários é de 2,6 milhões de pessoas.
Em relação à quarta dose, que hoje inicia aplicação para público acima de 40 anos, segundo o painel de vacinação, até agora foram vacinadas 212.411 mil pessoas, o que representa 8% do público esperado.
Em Campo Grande, o recorte da estatística de público vacinado com a terceira dose tem números inferiores. Do público total que já poderia ter se imunizado com a primeira dose de reforço, apenas 40,2% tomaram a vacina. Ou seja, das 851 mil pessoas que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado, apenas 343.151 mil tomaram a terceira dose.
Sobre a quarta dose, que já está aberta para públicos prioritários como imunossuprimidos e pessoas acima de 50 anos, em Campo Grande apenas 8,23% do público-alvo está imunizado. O que representa 70.071 mil pessoas.
Quem pode tomar a 4ª dose
Desde o último sábado (18), Mato Grosso do Sul ampliou o público apto para receber a 4ª dose do imunizante, agora, disponível para pessoas com mais de 40 anos.
Além da idade, a pessoa precisa ter tomado a terceira dose da vacina há mais de quatro meses. O secretário de Saúde do Estado, Flávio Britto, fez um apelo para que os sul-mato-grossenses procurem as salas de vacinação e fiquem em dia.
“Por isso, nós pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, explica Britto.
- fonte: Midiamax