MS estreia Programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil

Projeto vai formar gestores e equipes de secretarias municipais em 2023; pesquisador de Stanford participa de lançamento com secretário-adjunto estadual de Educação

Reprodução

Aprender uma matemática visual e criativa nos primeiros passos da vida escolar pode fazer muita diferença na trajetória dos estudantes. Por isso, o Programa Mentalidades Matemáticas, que há oito anos desenvolve um trabalho com foco no Ensino Fundamental, inicia a formação de professores da Educação Infantil. Municípios do Mato Grosso do Sul serão os primeiros a receber o projeto voltado para essa faixa etária, fruto de uma parceria entre o Itaú Social, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb-MS) e o Instituto Sidarta.

“Pensar matematicamente sobre um problema significa desenvolver habilidades de unir, separar, corresponder, somar. São questões que os professores podem usar sistematicamente desde a Educação Infantil, considerando sempre o equilíbrio entre o brincar e o ensinar. Portanto, o programa formativo é uma oportunidade fundamental para capacitar os educadores, não só para garantir o desenvolvimento escolar da criança, mas para contribuir com sua condição humana”, afirma Cláudia Sintoni, gerente de implementação do Itaú Social.

A iniciativa vai capacitar formadores de docentes para o letramento matemático na pré-escola. Para marcar o início da parceria, um evento será realizado na quarta-feira (27), em Campo Grande, com a presença do professor Edio Antônio Resende de Castro, secretário adjunto de estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta; Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed, da Universidade de Stanford (Califórnia/EUA); Cecilia Motta, diretora-presidente da Fadeb-MS; Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social; e Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.

Dieckmann é diretor de pesquisa no centro fundado pela professora de educação matemática Jo Boaler (Stanford), criadora das Mentalidades Matemáticas. A abordagem se baseia em estudos da neurociência e se apoia em propostas colaborativas, estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com a disciplina.

Ela vem sendo aplicada no Brasil pelo Instituto Sidarta desde 2015, com cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de educação. Mais de 11 mil professores já foram formados em Mentalidades Matemáticas, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL).

Como será a parceria no MS

O projeto para a Educação Infantil no Mato Grosso do Sul começa com um programa formativo para apresentar princípios e conceitos de Mentalidades Matemáticas aos gestores e corpo técnico das secretarias municipais de educação ainda em 2023. Após essa fase, secretarias municipais serão selecionadas para participar de uma formação com aulas online e presenciais ao longo de 2024.

“Os formadores exercem papel-chave para que uma matemática mais visual, criativa, aberta e equitativa se espalhe pelo território, uma vez que atuam como multiplicadores no sistema de ensino. A ideia é que, a partir das ações do programa, eles possam desenvolver estratégias para apoiar os docentes na implementação de rotinas pedagógicas inovadoras, que se inspirem na abordagem MM e mostrem que a matemática está presente em tudo no nosso cotidiano”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

“A Fadeb está muito empolgada diante da parceria com Itaú Social e Instituto Sidarta. Acreditamos que o diálogo sempre traz novas perspectivas e oportunidades de aprendizado e essa parceria, especificamente, enriquece o cenário educacional de Mato Grosso do Sul, fortalecendo, também, o regime de colaboração entre estado, municípios e terceiro setor”, finaliza Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da Fadeb/MS.

Fonte: Assessoria