A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou a prorrogação da campanha de vacinação contra sarampo para adultos entre 20 a 49 anos em Mato Grosso do Sul, até o dia 31 de outubro.
As pessoas do público alvo devem receber outra dose da vacina, mesmo que se já haviam tomado a vacina na campanha anterior.
Só este ano, MS registrou sete casos de sarampo, sendo todos notificados em Campo Grande, de pessoas entre 20 a 53 anos, entre pacientes que viajaram para França e Rio de Janeiro, e demais que não saíram do Estado.
O Calendário Vacinal do SUS também continua com a vacinação de dose para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias; Intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação, duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade; bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito. Durante as ações de bloqueio, recomenda-se vacinação seletiva, ou seja, se houver comprovação vacinal, não deve haver revacinação.
Moradores com mais de 50 anos devem ser vacinados somente em caso de contato com um caso suspeito.