Texto por Reuel Oliveira
A Secretaria de Estado da Saúde registrou o primeiro caso de Febre do Oropouche em Mato Grosso do Sul. A confirmação ocorreu no dia de ontem. O infectado é residente de Itaporã e já está recuperado.
A Febre do Oropouche é uma arbovirose transmitida pelo mosquito-pólvora.
Os sintomas são parecidos com os da Dengue e Chikungunya, podendo ocorrer febre, dor de cabeça, muscular e articular, além de outros sintomas, como tontura, dor atrás do olhos, calafrios, náuseas e vômitos.
O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, explicou que não há motivo para pânico no estado, e que o caso serve apenas de alerta para os agentes de saúde.
“Embora nós tenhamos tido a primeira notificação no Estado, ainda não é uma epidemia. Nesse momento, estamos alertando muito mais os profissionais de saúde para que possam suspeitar e fazer a solicitação da sorologia que confirma o diagnóstico do que, propriamente, a população […] É um estado de alerta às unidades de saúde onde as arboviroses mais comuns tenham dado negativo”, disse.
As medidas de prevenção também são próximas à dengue, e consistem em realizar a limpeza de terrenos, evitar água parada, uso de telas de malha fina e uso de repelente.