Por Marcelo Nunes
Mato Grosso do Sul tem 135 mil desempregados, o que significa 9,5% do total de trabalhadores aptos ao trabalho. Esse número aumenta se levarem em consideração as chamadas pessoas desalentadas, aqueles que estão na relação dos que perderam a esperança de encontrar um trabalho, e não entram na relação de pesquisados.
Apesar dos referidos números, Mato Grosso do Sul tem histórico de ser Estado com menor número de desocupados. As informações são de Elenice Cristaldo, supervisora de comunicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia).
Ela concedeu entrevista ao Jornal da Hora (Rádio Hora-FM 92,3), programa apresentado pelo jornalista Artur Mário, onde informou que no ano passado MS ficou sem segundo lugar em índice de geração de emprego, perdendo apenas para o Estado de Santa Catarina.
No Jornal da Hora desta quarta-feira (22/05), o Feirão do Imposto também foi pauta. A iniciativa determina descontos de até 55% em produtos e serviços, como gasolina, roupas, móveis e remédios, além de aulas de inglês e também autoescolas concederão os referidos descontos. Para ter noção básica do significado da decisão, a gasolina, por exemplo, deverá ter o custo de aproximadamente R$ 2,50.
O entrevistado do Programa, empresário Rafael Rotta, presidente do Conselho dos Jovens Empresários de Mato Grosso do Sul, enfatizou que a ação visa conscientização sobre os impactos dos tributos pagos no preço final dos produtos e serviços.
O Feirão dos Impostos é in inciativa nacional e acontece simultaneamente neste sábado em Campo Grande e em mais 180 cidades do Brasil.
Acompanhe detalhes das entrevistas com muito mais informações, além de outros assuntos, como a política nacional e estadual.