Inmet avisou sobre risco de alagamentos, quedas de árvores e até estragos em plantações
A semana começou com tempo fechado e avisos para a chuva em Mato Grosso do Sul. O Estado recebeu três alertas a respeito do risco de tempestade, quando a ventania pode chegar a 100 km por hora e causar estragos.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas laranjas para o perigo de tempestade em Mato Grosso do Sul. O primeiro entrou em vigor na manhã de domingo (3) e segue até as 11 horas desta segunda (4). Conforme o aviso, a chuva pode ter acumulado de 100 mm e os ventos serão intensos, de 60 a 100 km por hora.
Conforme o alerta laranja para tempestade, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O aviso foi emitido para cidades a região sul do Estado, como Amambai, Caarapó, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina, por exemplo.
Há um segundo alerta laranja para o risco de tempestade, desta vez na região leste do Estado. O aviso também fica em vigor até as 11 horas desta segunda-feira (4), com risco de chuva forte e ventania de até 100 km por hora. Cidades como Água Clara, Selvíria e Três Lagoas receberam o aviso.
Por fim, há um alerta amarelo sobre o perigo potencial de tempestade em MS. Conforme o Inmet, a chuva pode ter acumulados de até 50 mm, com ventos de até 60 km por hora. Há chance de queda de granizo. As regiões centro-norte, sudoeste e nordeste do Estado receberam o aviso, incluindo Campo Grande.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, avisou o Instituto.
- fonte: Midiamax