Mudanças na cultura e novas ações no turismo para desenvolver a economia

Secretaria Nilde Brum. (Foto: Reprodução)

Por: Marcelo Nunes

Projetos marcantes direcionam o turismo e a cultura de Campo Grande. Entre eles estão, intensificar a captação de eventos e reforçar ações culturais nos bairros e regiões rurais, além de facilitar o desenvolvimento das atividades culturais, dando maior valor ao artista da terra.

As informações foram passadas pela secretária municipal de cultura e turismo de Campo Grande, Professora Nilde Brum, durante entrevista ao Jornal da Hora (Rádio Hora FM 92,3), nesta Quinta-feira.

“Precisamos aumentar o fluxo de pessoas que consomem os produtos da cultura, precisamos movimentar o comércio da cidade, pois, os eventos são catalizadores de gente, que trazem dinheiro novo e fazem crescer a economia na cidade”, disse Nilde Brum.

Destaca que a cultura e o turismo são dois setores fortes que exigem muito trabalho e foco, e explica que os são projetos a serem implementados vem ao encontro do plano municipal do turismo e da cultura.

Outra novidade para 2019 será a abertura inédita de editais para projetos voltados exclusivamente ao turismo. “Nenhuma cidade do Brasil tem projetos específicos para o turismo, e agora com essa iniciativa será possível maior desenvolvimento da área (do turismo)”. Ela adianta que o valor disponível talvez não seja grande, mas o suficiente para avançar nas ações.

Os eventos culturais também estarão mais próximos da população carente. Para isso, shows musicais, teatros e apresentações culturais diversos serão desenvolvidos nos bairros e regiões rurais. 

Para isso produtores serão contratados, agora, não mais de forma eventual. Será lançado edital no inicio do ano com todo planejamento anual, e as contratações serão feitas para atender durante toda temporada.

“Dessa forma vamos evitar burocracia e o trabalho será facilitado”, diz a Secretária.

Na entrevista concedida à Radio Hora, Nilde Brum também falou sobre a Cidade do Natal, projeto que a partir de 2019 terá funcionamento diário, e ainda fez referencias importantes sobre o observatório da cultura e do turismo de Campo Grande, núcleo de inteligência do setor, que contribui para o aprimoramento e desenvolvimento das ações na referida Pasta.

Veja a entrevista: