A Câmara Municipal de Campo Grande, através da Comissão Permanente de Educação e Desporto, levou para a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Professores) audiência pública para discutir a educação infantil na Capital. O debate aconteceu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de profissionais ligados à educação.
“É importante, primeiro, ouvir dos trabalhadores, dos professores, pais e comunidade aquilo que eles estabelecerem como prioridade. Tanto é que nossa audiência é dessa maneira. Ouvir para fazer encaminhamentos para o Executivo. A construção de mais EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), por exemplo, é uma necessidade. Hoje, temos uma deficiência de 8 mil vagas”, apontou o vereador Prof. Juari, que propôs audiência.
Para o presidente da ACP, Gilvan Bronzoni, a educação infantil é uma etapa importante para o futuro dos alunos. “A educação infantil é uma parte fundamental da educação. É onde você constrói a base da educação e da formação da criança. Alguns pontos ainda não foram tratados de forma igual. Um bom exemplo é a gestão democrática, é a gestão para diretor e diretora, é a criação dos conselhos escolares para que a comunidade possa participar da gestão e do cuidado”, afirmou.
Já o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou a importância desta fase do ensino. “Essa etapa de ensino é importante para o sucesso acadêmico dos alunos. Ali está o futuro. Esse cuidado precisa ser primordial. Essa revitalização vem com esse olhar. A realização de concursos públicos garante nossa responsabilidade. Queremos fazer da educação infantil uma referência nacional”, defendeu.
Segundo o vereador Professor Riverton, a educação infantil requer uma evolução constante. “Temos ótimos profissionais, uma equipe técnica na Semed, mas precisamos avançar na valorização dos profissionais, na estrutura das escolas. Tudo que a gente puder evoluir, é bom. A educação e uma eterna evolução. Hoje, há uma procura muito grande por vagas. A estrutura escolar e valorização salarial dos professores também são importantes. É uma luta que a Comissão de Educação tem, discutindo com o Executivo, para que se possa avançar cada vez mais”, afirmou.
O vereador Valdir Gomes foi outro que defendeu, principalmente, a valorização dos trabalhadores. “É de suma importância ouvirmos o segmento. A educação infantil precisa ser melhor vista. As séries iniciais tem que ter uma valorização aos profissionais para que essas EMEis tenham um ensino de qualidade”, finalizou.
Fonte: Câmara Municipal