“Não é só estender o tempo do aluno na escola, é preciso uma escola adaptada”, diz Kemp sobre Escola em Tempo Integral

Foto: Assessoria

O deputado Estadual Pedro Kemp (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (2) para falar sobre a implantação da Escola em Tempo Integral. Segundo o parlamentar, é importante que as escolas ofereçam uma estrutura adaptada para atender o aluno. 

“Não é só estender o tempo do aluno na escola, mas é preciso uma escola adaptada. Tem que ter refeitório, vestiário, uma estrutura, ambiente adequado para que o aluno permaneça mais tempo na escola, além de um currículo bem pensado para uma formação integral dos nossos alunos”

O deputado também destacou que a medida é necessária para que os alunos tenham acesso a conteúdos diversos que complementam a formação geral do estudante. “Permanecer mais tempo na escola com um programa que de fato possa disponibilizar a esse aluno não só conteúdos previstos na Base Nacional Comum, mas também atividades de formação geral dos alunos”. 

Escola em Tempo Integral

A Lei que institui o Programa foi sancionada na última segunda-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Serão atendidas crianças e jovens, da creche até o Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo é aumentar em um milhão o número de matrículas em tempo integral. 

O governo define o estudante em tempo integral como o aluno que fica na escola ou em atividades de ensino por, pelo menos, sete horas por dia ou 35 horas por semana, em dois turnos. Pelo programa, serão desenvolvidas ações de assistência técnica nas secretarias municipais e comunidades escolares para qualificar o quadro pedagógico para a implantação do sistema.

Texto: Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça