Após um feriadão prolongado de Carnaval, é comum o aumento significativo de veículos nas estradas. A fiscalização também se intensifica, a fim de prevenção nas BRs do estado. Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira de cinzas (22), o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tércio Baggio relatou que a chuva e a instabilidade no tempo foi o que influenciou nas ocorrências de acidentes nas estradas de Mato Grosso do Sul.

Neste feriado, foram registradas três mortes causadas por acidentes nas estradas de MS. O número é o mesmo registrado em 2022. “Nós perdemos três vidas nessa operação de carnaval, e uma das vidas foi justamente com algo que nós sempre falamos, em atropelamento de animal silvestre na BR. Não é um balanço positivo, mas temos que continuar nos esforçando a fim de buscar um trânsito um pouco mais seguro”, afirmou o inspetor.
A ocorrência de acidentes por atropelamento de animais silvestres é algo que tem acontecido com frequência. De acordo com o inspetor, a orientação que a PRF passa ao motorista, é que opte por viajar durante o dia, pois é quando o condutor tem uma visão melhor da estrada, e consegue visualizar com antecedência algum animal na pista.
“A gente sempre orienta o condutor que pra viajar aqui no MS, tem que ser de preferência de dia. Se você for de noite, você tem que ir com mais cuidado. Dá pra viajar de noite sim, mas tem que ter mais cuidado, porque vai fazer uso do farol baixo, e o farol baixo ele vai ter um alcance de 30 a 40 metros e é insuficiente para parar se o condutor tiver, por exemplo, a 120 km/h”, relata o inspetor da PRF.
Confira a entrevista na íntegra