“Não se fala em desenvolvimento sem a engenharia”, diz candidata a presidência do Crea sobre importância das eleições

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul, Crea MS, realiza suas eleições no dia 17 de novembro. Serão definidos os nomes para todos os cargos da instituição, com destaque para a eleição presidencial, que conta com quatro candidatos. Pela primeira vez, a fundação apresenta a votação de maneira online.

A candidata a presidência do Crea MS, Vânia Melo, destacou em entrevista ao Jornal da Hora desta segunda-feira (06), a importância das eleições da instituição, já que segundo ela, a sociedade não pode imaginar avanços sem a ajuda de engenheiros.

“A engenharia é o ponto inicial. Não tem como você dizer e falar de desenvolvimento, falar de novas tecnologias sem pensar na engenharia. Todo o assunto que você pensar, primeiro a gente tem que buscar a participação dos nossos profissionais. Os segmentos da saúde,do meio ambiente, da produção e do desenvolvimento, os profissionais da engenharia são sempre os profissionais da linha de frente”, destacou a candidata.

Como proposta, Vânia destaca o trabalho com a juventude. Conforme ela, o foco do trabalho será na profissionalização, inserção e capacitação do jovem no mercado de trabalho.

“O número de universidades aumentou muito no estado, são muitos jovens sendo colocados no mercado de trabalho e a gente sabe da dificuldade, então estamos propondo um programa de acolhimento ao jovem profissional nos primeiros cinco anos de formado. Então com isso nós  vamos pegar, acolher, dar novas formações, treinamentos e orientações para esse jovem profissional”, concluiu.

Resultados do Crea MS

Em 2023, o conselho alcançou diversas marcas positivas no estado. Além de disponibilizar as primeiras eleições 100% online e de prometer os resultados da votação no mesmo dia, o Crea também realizou a digitalização de seu sistema, auxiliando os trabalhadores do interior a acessarem todos os seus serviços. A instituição também trabalhou pela valorização do salário mínimo e aumento das vagas em concursos públicos.

Assista a entrevista na íntegra

Foto: Evelyn Mendonça
Texto por Reuel Oliveira