Nascidos em novembro e dezembro podem sacar auxílio de R$ 600 nesta terça

No último dia de saques em espécie da primeira parcela, os nascidos em novembro e dezembro podem retirar o auxílio de R$ 600 nesta terça-feira (5). O saque começou há alguns dias, mas foi liberado aos poucos para evitar aglomerações em agências bancárias e lotéricas. Mesmo com a medida, as filas têm sido extensas nos locais.

Os trabalhadores que vão poder sacar auxílio são aqueles que se inscreveram pelo site ou pelo aplicativo da Caixa. Para receber, o beneficiário deve gerar um código no aplicativo ‘Caixa Tem’. É preciso lembrar que o código fica disponível por duas horas. Passado este prazo, é necessário emitir novamente.

Beneficiários reclamam de problemas no aplicativo para quem tenta acessar e movimentar o valor. Questionada sobre como resolver o problema, a Caixa Econômica Federal, respondeu em nota dizendo que tem recebido muitos acessos e ajustes estão sendo feitos. Na última quarta-feira (29), a Caixa lançou uma atualização do aplicativo, que deve melhorar o desempenho.

Para atender à demanda, a Caixa Econômica Federal passou a abrir duas horas mais cedo. As agências funcionarão das 8 horas às 14 horas.

Passo a passo para saque

Para fazer o saque em espécie, o beneficiário não utiliza um cartão, mas sim um código gerado pelo aplicativo Caixa Tem. O problema relatado pelos trabalhadores é que o aplicativo apresenta uma série de erros e é preciso muita paciência para conseguir o código.

Não sabe como utilizar o aplicativo? Confira o passo a passo:

  1. O primeiro passo é fazer o login no aplicativo Caixa Tem e escolher a opção ‘Saque Sem Cartão’. Para evitar problemas, faça isso antes mesmo de sair de casa.
  2. Aperte ‘Entrar’ e escolha ‘Saque Auxílio Emergencial’
  3. Clique em ‘Gerar Código para Saque’
  4. Digite a senha cadastrada para acesso ao Caixa Tem
  5. O aplicativo gera um código, que vale por duas horas
  6. O código deve ser usado no caixa eletrônico ou deve ser fornecido na lotérica

Segunda parcela

Para tentar diminuir as aglomerações e filas, a Caixa Econômica Federal irá alterar o calendário da 2ª parcela do Auxílio Emergencial. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o pagamento deste mês de maio, será reformulado para que se evite filas.

Guimarães ainda afirmou que a intenção é evitar sobreposição entre o pagamento do Bolsa Família e do auxílio emergencial para reduzir a demanda. Isso porque, nesta semana, houve pagamento concomitante do programa e do auxílio emergencial, tanto via contas digitais quanto para saque em espécie, o que aumentou as aglomerações.