Nátalio Abrahão afirma que muitos governantes não tem conhecimento científico e estão negligenciando as descobertas

Por Alex Nantes

O Jornal da Hora desta sexta-feira (03) recebeu o meteorologista Natálio Abrahão, que veio falar sobre o tempo, clima e as modificações climáticas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um projeto para organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território nacional. A plataforma, batizada de ImpactaClima, vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa. Nátalio falou que o projeto está chegando em um momento oportuno, por que hoje em dia só se fala em mudanças climáticas e a sociedade tem restrições para saber informações da comunidade científica.

O meteorologista ainda disse que existem presidentes e países que não tem conhecimentos científicos e estão negligenciando as pesquisas que os cientistas estão descobrindo e que isso ocasiona em respostas erradas e prejudiciais a população.

Já é comprovado por pesquisas que a temperatura média da terra irá aumentar 1°C em 15 anos. “O aquecimento global é para todas as estações, no período de verão as variações são mais elevadas do que no inverno, mas o inverno está ficando mais rigoroso”, afirmou Nátalio.

Outro ponto falado durante a entrevista foi sobre as previsões e as dificuldades em realiza-la para um longo período. “Nós fazemos a previsão de tempo de 4 dias, depois disso a tendência é que a probabilidade seja menor e a possibilidade de erros aumente. Nós realizamos um prognóstico das estações por meio das estáticas”, pontuou.

Nátalio ainda fez um alerta para os ouvintes. “Estamos no verão, deve ter uma atenção especial entre os dias 20 de janeiro a 15 de fevereiro para as enchentes em Campo Grande, as temperaturas continuam altas e a tendência é que isso tenha redução no começo de março”, finalizou.

Assista a entrevista na íntegra: