Por Rafaela Moreira
O Jornal da Hora desta sexta-feira (08) recebeu o professor, Fabis Nascimento. A pauta da entrevista foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
O Enem foi criado em 1998, é uma das principais formas de ingresso às universidades públicas e privadas do país. O Enem têm como objetivos avaliar o desempenho dos estudantes e viabilizar o acesso ao ensino superior. Foram aplicadas no dia 03 de novembro, as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 90 questões e a redação, que teve como tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
O professor avaliou o tema da redação e disse que foi uma surpresa. Segundo ele, vários professores esperavam que a temática fosse sobre meio ambiente. “O Enem sempre aborda um assunto neutro e desse ano foi surpresa. O assunto exigia conhecimento, leitura e habilidade”.
A segunda fase do Exame acontece no próximo domingo, 10 de novembro e serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Fabis Nascimento orienta que os alunos devem dar uma revisada no conteúdo e manter a calma. “Agora é importante se manter tranquilo, não adianta estudar agora o que não viu durante todo o ano. É importante dar uma repassada, é bacana os aulões, pois o aluno relembra de maneira descontraída”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que 70.396 pessoas realizaram a inscrição para o Exame no estado. Mais de 17 mil inscritos se ausentaram no primeiro dia de avaliação em Mato Grosso do Sul. O índice de abstenções no estado representa 25% no número de inscritos, porcentagem superior à média nacional que é de 23% .
No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. As regras do exame são as mesmas do último domingo. Os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro.
Assista a entrevista na íntegra: