Outubro é o mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama, intitulado como “Outubro Rosa”, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018. O Jornal da Hora desta quinta-feira (22) entrevistou a coordenadora do núcleo de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher do governo do estado, Melania Araújo que abordou sobre as ações do estado para conscientização das mulheres sobre essa doença.
De acordo com a psicóloga, neste mês a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de MS (SPPM) promoveu ações voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama. Devido a pandemia, não houve eventos presenciais, então ações ocorreram através de lives no facebook e instagram. “Desde o início estamos falando sobre a prevenção do câncer de mama, mas a gente também envolve muitas questões da saúde mental da mulher, a questão da alimentação, do autocuidado, da prática de exercícios, questões que envolve uma melhoria de vida das mulheres” relata.
Além disso, Melania explica que também há ações para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Neste período da pandemia, houve um aumento significativo no número de denúncias, devido o isolamento social. Em combate a isso, existe um serviço de atendimento à essas vítimas, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que faz um atendimento psicossocial.
“Ela não precisa fazer boletim de ocorrência para buscar esse serviço. Serve como um apoio para ela tomar uma decisão e sair do ciclo da violência, e também quando sai desse ciclo e ainda está naquela situação de desespero sem saber o que fazer” relata a coordenadora.
Para mais informações sobre esses serviços, entre em contato pelo WhatsApp do CEAM pelo número (67) 9 9160-5166 ou pelo site www.naosecale.ms.gov.br
Veja mais informações e assista a entrevista na íntegra: