Norte-Americanos vão às urnas para renovar representantes legislativos

O Partido Democrata garantiu oficialmente 219 cadeiras na Câmara de Representantes dos Estados Unidos (EUA). Gavin Newson, Governador Democrata eleito na Califórnia. (Foto: Reprodução/ REUTERS/Mike Blake)

Por: Felipe Gotardo

Os Estados Unidos (EUA) foram às urnas nesta terça-feira (6), para escolher novos deputados, senadores, governadores e representantes estaduais e regionais.

São as chamadas “Mid Term”, ou eleições de meio-mandato.

Os norte-americanos renovam dois terços do senado, elegendo 35 senadores, e 100% da casa de representantes, como é chamada a câmara dos deputados lá. Nesse caso, são 435 novos representantes.

Além disso, são renovados 36 governos de 50 Estados.

O Congresso norte-americano, – composto da Câmara e do Senado – estava, até então, sob o controle do Partido Republicano, de Donald Trump. Eles são os conservadores, que também controlam a maioria dos governos regionais.

As últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas antes do pleito, mostram que a tendência é de que os democratas saiam vitoriosos na Câmara, conquistando a maioria das cadeiras.

No Senado, a expectativa é de vitória dos republicanos.

O Partido Democrata garantiu oficialmente 219 cadeiras na Câmara de Representantes dos Estados Unidos (EUA). Por sua vez os Republicanos ficaram com 193.