Por: Vivian Krajewski
Foram identificadas em Mato Grosso do Sul pelos peritos criminais do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), novos tipos de drogas circulando entre 2017 e 2018, em Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Rádio Hora nesta quarta-feira (6), as Peritas Criminais Juliana Aigner e Fernanda Roese, confirmaram que são 22 novos tipos que circulam o Estado:
“Essas novas substâncias que são chamadas de NPS, ou substâncias psicoativas, vêm sendo reportadas desde 2009, existe o escritório das Nações Unidas de drogas e crimes que já recebeu notificações de 111 países então não é um fenômeno só local e sim mundial e que vem sendo pulverizado”, destacou Juliana Aigner.
Conforme as peritas criminais, os traficantes modificam a estrutura das moléculas para que elas continuem tendo as ações de psicose de bem estar, mas que não estejam incluídas na portaria que proíbe. A descoberta feita pela Perícia Oficial do Estado sobre essa nova atuação de traficantes ainda repercutiu nacionalmente, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluindo os entorpecentes em uma lista de alerta para autoridades de todo o Brasil e ainda reportando para instituições internacionais.
Acompanhe a entrevista na íntegra: