Dando continuação ao incentivo do novembro azul, nesta terça-feira (23.11, o Jornal da Hora entrevistou o vereador e médico urologista Dr. Jamal Salem, que abordou vários aspectos sobre a importância da realização dos exames preventivos ao câncer de próstata que proporcionam uma melhor qualidade de vida ao homem.
No ano passado, por conta da pandemia, a maioria da população, tanto homens quanto mulheres, deixaram de fazer exames preventivos nas mais diversas áreas da saúde. então se faz necessário muito incentivo às campanhas preventivas.
Importância da mulher e da imprensa
“A próstata possui 3 tipos de doenças, a prostatite, que pode ser transmitida em qualquer idade, o tumor benigno (hiperplasia prostática) e tumor maligno (câncer de próstata) no qual, calcula-se que diariamente 42 pessoas morrem em decorrência da doença no Brasil”, relata Dr. Jamal.
Então é necessário ampliar cada vez mais essa consciência do homem a partir dos 40 anos de idade, a adquirir o hábito consultar anualmente o especialista em urologista. “Lembrando que as esposas estão tendo um papel primordial para desmistificação do exame de toque” afirma o médico.
Ele reconhece que imprensa brasileira também tem contribuido em muito para q uebra dos tabus nesta área , pois a divulgação da importância da elaboração dos exames de prevenção, não somente no mês de novembro, mas durante todo o ano impactaram massivamente na valorização da saúde do homem.
Também foi elaborado um projeto na Câmara Municipal, onde foi determinado o ‘Centro De Referência à Saúde Do Homem localizado no PS Cel. Antonino para o atendimento direcionado ao homem, além de todas as unidades de saúde que estão atendendo a população masculina em Campo Grande.
Texto: Camila Corrêa Machado