Novembro Azul ressalta a importância da prevenção e saúde do homem

Foto: Alex Nantes

O Giro Notícias de segunda-feira (11) recebeu o médico especialista em urologia, Jamal Salem. A pauta da entrevista foi o novembro azul e a saúde do homem.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo Jamal Salem a prevenção é essencial e o novembro azul tem esse objetivo. “O novembro azul foi criado para relembrar todos os homens da importância de fazer o exame da proposta porque a prevenção não é uma vez por ano e na verdade, todos os dias, todos os meses durante o ano todo”.

De acordo com Salem, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. “Os homens que tem mais de 40 anos é fundamental fazerem o exame, pelo menos uma vez por ano, pois alguns homens pensam que é uma vez na vida, mas é uma vez ao ano. A prevenção é pra isso mesmo”.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Acompanhe na íntegra pelo Facebook: