Novo bombardeio russo deixa feridos e um civil morto na Ucrânia, dizem militares

Guarda de segurança civil foi atingido por fragmentos de míssil que atingiu prédio industrial após ser abatido por defesas aéreas ucranianas na madrugada desta quinta-feira (18)

Fumaça sobe após um ataque de míssil russo em Kiev, na Ucrânia, em 18 de maio.Stringer/Reuters

Um guarda de segurança civil foi morto em Odesa, cidade portuária na Ucrânia, durante a noite depois que fragmentos de um míssil russo abatido por defesas aéreas caíram sobre um prédio industrial nesta quinta-feira (18), disseram militares ucranianos.

“Como resultado da batalha aérea, os mísseis abatidos caíram sobre edifícios industriais, que foram danificados. Infelizmente, como resultado da destruição, um guarda civil foi morto e outros dois ficaram feridos”, disse o Comando Operacional Sul da Ucrânia no Facebook.

Explosões foram ouvidas em Kiev e em outras regiões ucranianas nas primeiras horas da quinta-feira, quando as autoridades relataram um ataque aéreo nacional.

Autoridades militares da capital ucraniana disseram que as defesas aéreas da capital foram ativadas, resultando na queda de destroços que causaram um incêndio.

Ucrânia informou que suas defesas aéreas interceptaram 29 dos 30 mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia durante a noite em cidades de todo o país, incluindo Kiev.

O chefe da polícia de Kiev, Andrii Nebytov, postou fotos no Telegram do que ele disse serem fragmentos de mísseis russos derrubados em campos fora da capital.

“Felizmente, não houve feridos graves ou vítimas” na região de Kiev, disse ele.

Defesas danificadas

Dois componentes de uma bateria Patriot fabricada nos Estados Unidos foram danificados em um ataque russo na terça-feira (16), mas o sistema “nunca ficou offline”, de acordo com um funcionário dos EUA familiarizado com o assunto. A barragem russa danificou o gerador da bateria do Patriot e parte da eletrônica do sistema.

Fonte: CNN