Novo Municipalismo faz investimentos na educação, saúde e pavimentação asfáltica das cidades, diz Caravina

Por Reuel Oliveira

Um governo próspero, inclusivo, verde e digital. São esses os quatro pilares da gestão Eduardo Riedel, em quais são baseadas as iniciativas do estado. Além de iniciativas como a Agenda Carbono Neutro e a Agenda Digital, o governo por meio do  Novo Municipalismo procura investir nos municípios do estado, trazendo melhorias na educação, saúde e pavimentação asfáltica.

Em entrevista ao Jornal da Hora nesta terça-feira (22), o secretário de Governo e Gestão Estratégica, disse que a gestão está com as ‘mãos estendidas aos municípios’ e ressaltou que o lançamento do Novo Municipalismo será em outubro e vai gerar impactos visíveis para a população.  

Evelyn Mendonça

“No novo municipalismo o governo elencou prioridades: A educação, para melhorar o ambiente escolar; a saúde para melhorar a atenção básica e desafogar as especializadas; e asfaltamento de vias urbanas, que nós já estamos fazendo e está quase concluído. Isso vai fazer com que a população sinta na ponta que o investimento do estado está dando resultado para cada um e onde ele mora”, explicou o secretário.

Segundo Caravina, além de apenas investir, o governo se preocupa em entender qual a melhor maneira de ajudar cada município. Para ele, examinar as necessidades de cada cidade e atendê-las, irá aumentar os indicadores, e fará com que o estado tenha retorno. Ele destaca que a pavimentação asfáltica é o primeiro item a ser discutido. 

“Nós estamos trazendo os municípios e levantando o diagnóstico, e aí vamos sentar e ver as prioridades, e o primeiro item é a pavimentação asfáltica. E na educação e saúde o diferencial é fazer o aporte em tecnologia e investimentos para que os municípios entreguem como retorno a melhoria nesses indicadores“, destacou.

Caravina conclui a entrevista ressaltando sobre os altos investimentos da Infovia, que trará redes de internet gratuitas em praças e prédios públicos. Segundo ele, com mais de 7 mil km de fios de fibra óptica, o estado alcançou cerca de 78% de conclusão da instalação e deve inaugurar o Centro de Operações ainda em agosto.

Confira a entrevista na íntegra