Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (31), a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), Patrícia Cozzolino, declarou que o antigo Vale Universidade está em fase de reestruturação e passará a se chamar Supera MS. Neste novo modelo, o Governo do Estado, por meio da SEAD, disponibilizará um auxílio estudantil no valor de R$1.320, destinado diretamente ao estudante – antigamente o valor era repassado à universidade.
“O antigo programa Vale Universidade foi todo redesenhado e agora a transferência de renda será diretamente para o aluno e não para as universidades, como era feito anteriormente pela vaga da matrícula. Agora o aluno que estará nesse novo programa, que se chamará Supera MS, receberá uma transferência de renda no valor de R$1320 […] antes esse valor era direcionado diretamente às universidades”, destacou.
Outra mudança no Supera MS, é que o estudante da universidade privada poderá usar o auxílio para compensar a mensalidade da instituição, em qualquer curso da graduação. “Agora também se ingressar em faculdade particular, o estudante de baixa renda que fará a sua matrícula e efetivará o pagamento das parcelas mensais às faculdades diretamente”, explicou a titular da SEAD.
A secretária enfatiza que o auxílio vale para cursos técnicos também, e explica que essa mudança dará maior liberdade ao estudante, e tem objetivo de minimizar o impacto da evasão do programa. “Isso muda a lógica porque dá mais liberdade ao estudante para cursar outros cursos que antigamente não eram acessíveis a esta camada da população.
“Isso vai possibilitar que essa população case efetivamente o curso da graduação com a empregabilidade […] Isso também minimizará o impacto da evasão do programa que com o passar dos anos nós medimos todos os resultados para fazer essa inversão, e a evasão do programa estava aumentando”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra