.
O leite materno é fundamental para a alimentação de bebês até os seis meses de vida, já que o leite produzido pela mãe possui todos os nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento da criança. Para os bebês prematuros ele se torna ainda mais importante pois ajuda a protegê-los contra possíveis doenças e infecções. Em casos em que a mãe não produz leite de imediato ou por longos períodos, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande, presta apoio às mães e seus filhos prematuros.
Na manhã desta sexta-feira (10), o Jornal da Hora recebeu a nutricionista do Banco de Leite do Hospital Universitário, Camila Pacheco, que alertou sobre a constante falta de leite humano para oferecer na UTI Neonatal da instituição. De acordo com ela, são necessários 10 litros de leite todos os dias para atender a demanda do hospital. “Em período de férias, como janeiro e dezembro e em feriados prolongados normalmente a nossa coleta tende a cair”, relata.
Para ser doadora, a mãe em período de amamentação deve realizar os exames ou ter realizado em até três meses. Com a regularidade dos exames, o Hospital Universitário oferece os frascos adequados e semanalmente vão até a residência da doadora par coletar o leite extraído.
O ideal é que o leite seja armazenado em frasco de vidro com tampa plástica, previamente esterilizado com água fervente. O frasco deve ser mantido no freezer por até 15 dias.
Para entrar em contato com o HU e manifestar interesse é ser doadora é só entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99633-2510
Assista a entrevista na íntegra: