O segredo de Jesus

Por João Victor Faedo
Imagem gerada por IA

Qual o melhor momento para começar um novo projeto? A resposta popular seria: Ontem! E qual o segundo melhor momento? Hoje, seria a resposta certeira segundo o dito popular. Podemos abraçar esse conceito para outras áreas da nossa vida, como empreender, fazer atividades físicas, controlar as finanças, cortar supérfluos, fazer um novo curso e por ai vai. Outra crença popular é que ontem, ou como costumeiramente falado, antigamente, as coisas eram mais fáceis, e “hoje em dia está tudo muito complicado”.  Será mesmo?! Vejamos.

Ao analisar o ministério de Jesus, nos deparamos com fatos peculiares. Ele nasce como um missão muito clara, fazer Dele a porta de salvação para a humanidade. Podemos também dizer que Ele precisava construir um novo empreendimento de abrangência mundial. Mas como fazer isso, pois haviam muitas forças contrarias? O maior e mais poderoso império politico e militar governava grande parte do mundo, inclusive a Sua região e não aceitava de maneira alguma um líder que ameaçasse o poder e prestigio do imperador. A religião era corrompida e os lideres eram apáticos e sem comprometimento com a verdadeira causa que discursavam defender. O povo estava perdido e oprimido. Os meios de comunicação eram escassos e muito arcaicos, não havia sistemas de telefonia, transmissões de radio e televisão ou internet. Para completar Ele nasce em uma família comum, nem para ser o filho de um nobre da época para facilitar um pouquinho. Como poderia Jesus ter proeminência e sucesso em seu empreendimento, se todas as circunstancias gritavam: Não é possível!

O fato é que as circunstancias de hoje sempre serão contrarias. Depois do fato consumado, o negocio realizado, a venda fechada, o sucesso garantido e principalmente o conhecimento adquirido, perceberemos que antigamente era mais fácil. Pura ilusão. Cada época possui suas dificuldades e particularidades, a medida que vamos avançando e superando os obstáculos temos a percepção de que o que passou era simples e o que se apresentou como novo desafio é algo impossível. No entanto, essa noção difusa da realidade nos joga em uma situação de inercia e improdutividade.

Como superar então as dificuldades e executar seus objetivos? Penso que planejar é importante, mas antes de abraçar o planejamento e todas as variáveis de cenários possíveis e imagináveis, é fundamental abraçar a verdade. Isso mesmo. Seu objetivo, seja qual for, precisa fazer parte da sua verdade. Porque uma verdade não deixa de ser verdade porque gritam muito alto que trata-se de uma mentira. A verdade simplesmente permanece inalterada.

Creio ser esse o maior segredo de Jesus pelo sucesso do seu empreendimento. A verdade. Era fato que o império Romano tratava seus opositores com extrema crueldade, não davam a menor chance para um libertário, e oprimiam qualquer foco de oposição. Mas a Verdade de Jesus permanecia. Era fato que os religiosos eram apáticos e corruptos, não gostaram nada da liderança promissora de Jesus em arrebanhar multidões para propagar Sua mensagem. Mas a Sua Verdade permanecia. Era fato também que o povo estava perdido e oprimido, e por causa disso muitos estavam frios e distantes, desconfiando até de sua própria sombra. Mas a Verdade de Jesus permanecia. Era fato que não havia redes de televisão ou canais na internet para alcançar milhões de pessoas em poucos segundos. Mesmo assim a Verdade Dele permanecia e se propagava rapidamente. E se não bastasse, também era fato que Sua família de origem era comum, sem grandes influencias e recursos, não havia quem pudesse indica-lo. Mas mesmo assim a Verdade permanecia.

Seja qual o empreendimento da sua vida que precisa ser edificado, um novo negocio, novos hábitos financeiros e de saúde, novo emprego ou simplesmente um novo começo. Identifique e abrace a verdade, identifique o seu “por quê”. Porque na pratica você nunca terá todas as informações que precisa, nunca terá todos os recursos financeiros disponíveis, nem o numero de apoiadores que julga ideal. Em alguns momentos pode estar sozinho. Mas se a verdade estiver ao seu lado, você será orientado pelo foco, será empurrado pela força de vontade, não desistirá pela perseverança, quando desanimar a motivação estará presente. E certamente quando superar esse desafio vão dizer que foi possível porque, afinal, antigamente as coisas eram mais fáceis.  

Autor:

 João Victor Faedo, Empreendedor e especialista em gestão estratégica pela USP. Atua como conselheiro e palestrante na área de finanças pessoais à luz da Bíblia.

Empreendedor e especialista em gestão estratégica pela USP. Atua como conselheiro e palestrante na área de finanças pessoais à luz da Bíblia.