OAB acompanha operação que também tem 9 advogados na mira

Um dos alvos da ação da PF é Camila Bastos, atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

(Foto: Henrique Kawaminami)

Por meio de nota, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional de Mato Grosso do Sul, afirmou que, por meio da Comissão de Defesa e Assistência, acompanha as diligências da operação denominada Ultima Ratio, deflagrada pela PF (Polícia Federal), na manhã desta quinta-feira (24), contra desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e advogados.São nove advogados na mira, a maioria são filhos dos desembargadores afastados: Rodrigo e Renata Pimentel,  Marcus Vinícius Machado Abreu e Ana Carolina Abreu, além de Camila Bastos Batoni, filha de Alexandre Bastos e vice-presidente a OAB.

“A OAB/MS informa ainda que buscará acesso à integralidade do quanto investigado para, com rigor e respeito ao devido processo legal e a ampla defesa, apurar as responsabilidades em âmbito próprio”, segundo o texto.

Cinco desembargadores do TJMS foram afastados das funções públicas por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ação faz parte de investigação que apura corrupção e venda de sentenças. São alvos: Marcos José de Brito Rodrigues; Vladimir Abreu; Sérgio Fernandes Martins; Sideni Soncini Pimentel; e Alexandre Aguiar Bastos.

No total, 200 policiais federais cumprem 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). Além do afastamento, o STJ determinou a proibição de acesso às dependências de órgão público, vedou a comunicação com pessoas investigadas e os desembargadores terão que utilizar tornozeleira eletrônica.

  • fonte: Campo Grande News