Pentágono abateu objeto perto do lago Huron, um dos cinco Grandes Lagos; embora não haja nenhuma indicação de que ele tenha capacidade de vigilância, isso ainda não foi descartado
O objeto abatido neste domingo (12) por caças dos EUA estava voando a 20 mil pés sobre a Península Superior de Michigan e prestes a passar pelo Lago Huron quando foi neutralizado, disse um alto funcionário do governo à CNN.
O objeto tinha a forma de um octógono com cordas penduradas e nenhuma carga perceptível, de acordo com o oficial e outra fonte informada sobre o assunto.
Embora os Estados Unidos não tenham nenhuma indicação de que o objeto tenha capacidade de vigilância, isso ainda não foi descartado.
O objeto foi detectado pela primeira vez pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) e pelo Comando do Norte dos EUA sobre Montana (NORTHCOM, na sigla em inglês), na noite de sábado (11), e aviões de caça foram enviados para investigar, disse o alto funcionário do governo.
Na época, esses aviões não identificaram nenhum objeto para correlacionar com os acertos do radar, o que levou o NORAD e o NORTHCOM a acreditar que era uma anomalia.
Mas no domingo, as autoridades de defesa readquiriram o contato do radar e detectaram o objeto voando sobre Wisconsin e depois sobre Michigan – perto do lago Huron.
O caminho do objeto e sua altitude levantaram preocupações de que ele pudesse representar uma ameaça para aeronaves civis, mas não representava uma ameaça militar para ninguém no solo, disse o oficial.
O presidente Joe Biden ordenou que o objeto fosse abatido.
A CNN informou inicialmente que o objeto foi abatido no Lago Huron com base no que as fontes disseram à CNN e em um tweet público do deputado Jack Bergman.
- Fonte: CNN