A Prefeitura de Campo Grande planeja iniciar em julho as obras de controle da erosão no Córrego Gameleira, que ameaça o Bairro Novo Século e até as duas pistas da Avenida Gury Marques, no trecho próximo a sede da distribuidora de energia, Energisa.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos assinou contrato com a empresa vencedora da licitação, que executará a obra ao custo de R$ 2.490.356,95, 10% abaixo do preço de referência previsto no edital. A ordem de serviço será assinada tão logo seja autorizada pela Caixa Econômica Federal.
O projeto prevê a construção de uma barragem de nove metros, um vertedouro de cinco metros, em forma de tulipa, semelhante ao existente no Lago do Amor.
De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Ariel Serra, quando a água da chuva atingir a cota máxima suportada pela barragem, o excedente vai cair neste vertedouro, espécie de poço profundo, e voltará ao curso normal do córrego, por onde escoará sem ampliar a voçoroca. Segundo ele, a cratera aberta será fechada gradativamente com o próprio sedimento retido na barragem.
A obra chegou a ser licitada há quatro anos, mas não foi levada adiante porque na época a empreiteira vencedora da concorrência desistiu do contrato. Agora, os concorrentes da nova licitação terão até o dia 31 de agosto para entregarem as propostas.
* Com informações da prefeitura.