Operação Cartão Vermelho: Presidentes pregam melhora do futebol, transparência e até novo estatuto

Em entrevista ao Jornal da Hora desta sexta-feira (31), Éder Cristaldo e Iliê Vidal, presidentes do Novo Futebol Clube Esporte Clube Águia Negra respectivamente, falaram a respeito do futuro do futebol no Mato Grosso do Sul. 

Os dois clubes devem se unir às outras agremiações esportivas do estado no dia 07 de junho para uma segunda conversa a respeito do posicionamento diante da nomeação de Estevão Petrallas como presidente interino da federação pela CBF. 

Conforme Cristaldo, o momento é de reformulação no futebol. Ele destacou que a discussão do dia 07 deverá ser realizada de acordo com o regulamento e com a lei do estado, para isso, ele explica que o regulamento está sendo estudado pelos advogados dos clubes.

“Já está nas mãos dos nossos advogados há alguns dias o Estatuto da Federação para ele ser estudado e para ele ser interpretado. Nós não podemos  tomar nenhuma atitude sem saber o que diz é o Estatuto da Federação, não podemos atropelar isso, mas a gente através das reuniões vamos  fazer o que é melhor pro futebol […] então nós vamos  fazer de tudo pra melhorar o futebol do estado”, disse.

Segundo Vidal, os presidentes dos clubes de MS estão em contato constante em busca de um consenso a respeito do posicionamento diante da situação. Conforme ele, todas as possibilidades estão sendo estudadas, até mesmo a criação de um novo estatuto. 

“Conversamos o dia todo com todos os presidentes de clubes e com a presidência de ligas, estamos buscando um consenso e o melhor pro nosso futebol. O momento agora é de estudar, temos advogados estudando o estatuto e todas as possibilidades […] E que a gente possa fazer ali depois dessa assembleia um novo estatuto para federação em torno de um só objetivo,  que é a transparência”

O posicionamento dos presidentes vem diante do caos no futebol sul mato-grossense após os resultados da Operação Cartão Vermelho que investiga desvios de dinheiro na Federação de Futebol (FFMS), e resultou na prisão do presidente, Francisco Cezário.

Fotos: Evelyn Mendonça
Texto por Reuel Oliveira

Assista a entrevista na integra