O Operário FC é o último time a estrear no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Integrante do Grupo A, o Galo vai à campo apenas no dia 14, domingo, contra o Dourados AC fora de casa. Até lá, treinos e, no último fim de semana, elenco e colaboradores passaram por testagens para covid-19. Além do time douradense, EC Águia Negra e Aquidauanense FC são os outros adversários da primeira fase.
No último sábado (27), os jogadores realizaram uma avaliação física e cálculo do índice de gordura corpórea para se ter ideia das condições de cada atleta no momento e embasar a criação de treinamentos específicos. O procedimento foi feito pelo cardiologista e especialista em medicina esportiva Valdir Torres, médico que acompanha os trabalhos no Operário há pelo menos três anos e que aproveitou a tarde para também realizar testes de covid-19 nos atletas. Todos testaram negativo para a doença e estão liberados a seguir os treinos.
Elenco
Além do técnico Glauber Caldas, alguns jogadores que estavam na temporada passada retornam, casos dos atacantes Jonatas Obina e Rafinha, lateral Assolan e do zagueiro Maurício. Também retornam ao Galo após outras temporadas os meias Cadu, Kayo Dias, Lucas Kattah e o atacante Dill.
Entre as novidades, jogadores experientes e que já defenderam outros clubes no Mato Grosso do Sul. Entre eles estão o goleiro Diego, com passagens pelo Itaporã, Sete de Dourados, campeão pelo Corumbaense em 2017 e vice pelo Aquidauanense nos últimos dois anos. Outro é o volante Fabio Buru, que tem passagem por vários clubes sul-mato-grossenses e em 2020 jogou o Estadual pela Serc, de Chapadão do Sul. Outro volante que é novidade é Fagner, velho conhecido do Galo, já que em 2019 ele estava no Botafogo-PB que venceu o Operário na Copa do Brasil.
A lista completa tem os goleiros Diego e Ramon (XV de Piracicaba-SP, Democrata-MG e Tapajós-PA); zagueiros Maurício, João Ferrari (Pontaporanense) e Tibúrcio (Vila Nova-GO); laterais Ânderson Luís (Figueirense-SC, São Caetano-SP e Estoril-POR), João Paulo (Comercial, Brasilis-SP, Pouso Alegre-MG e Batatais-SP) e Assolan; volantes Fágner, Alexandre Gaúcho (Portuguesa Santista-SP, Mogi Mirim-SP e Olímpia-SP, Fábio Buru e Elber (base); meias Lucas Kattah, Cadu (Operário em 2019 e Concórdia-SC), Kayo Dias (já defendeu a dupla Comerário) e Rui (Vila Nova-GO); atacantes Jonatas Obina, Rafinha, Dill, Vinicius e Victor Rafael (Patrocinense-MG, Athletic-MG e Contagem-MG)
- Fonte: Capital News