Operário enfrenta xará paranaense na Copa do Brasil

CBF realizou sorteio que definiu 40 confrontos da primeira fase

A primeira fase da Copa do Brasil está definida e o Operário já sabe quem vai enfrentar no retorno à competição após quatro anos. O sorteio que definiu os confrontos foi realizado nesta quarta-feira (8), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. No caminho do Galo, o xará de Ponta Grossa, Operário-PR, time que, neste ano, disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

O confronto será definido em jogo único e, de acordo com o regulamento da Copa do Brasil, terá mando do time sul-mato-grossense que só se classifica em caso de vitória. O empate dá a vaga na segunda fase ao Fantasma. O classificado enfrenta na segunda fase quem avançar na disputa entre União-MT e CRB-AL que será mandante do jogo.

Apesar do mando do jogo ser do Galo, o local da partida ainda é uma incógnita. Sem o Estádio Morenão, a opção que sobra em Campo Grande é o Estádio Jacques da Luz. Outra possibilidade seria levar o jogo para alguma cidade do interior que tenha estádio pronto para a competição. 

Apesar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro no ano passado, em 2023 o Operário de Ponta Grossa começou bem. Disputou até agora sete jogos pelo Campeonato Paranaense e venceu cinco deles, com um empate e uma derrota. Tem 16 pontos e está na terceira posição, atrás do Athletico Paranaense e do Coritiba-PR.

80 Times

A primeira fase da Copa do Brasil tem na disputa 80 clubes de todos os estados e do Distrito Federal. São 40 confrontos que apontam os classificados para segunda fase, também disputada em jogo único. Depois, sobram 20 times para a terceira fase e nesta entram 12 equipes pré-classificadas. 

São elas: Atlético Mineiro, Fortaleza-CE, Flamengo, Palmeiras, Athletico Paranaense, Internacional, Corinthians e Fluminense, que virão da Libertadores, além de São Paulo, classificado via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport-PE, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu-PA, campeão da Copa Verde

  • Fonte: Capital News