Em audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, foi discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022. A proposta prevê investimento de R$ 4.669.218.551,82 para o próximo ano, com um crescimento de 0,37% em comparação ao valor do orçamento deste ano. A LDO é uma espécie de guia, que sinaliza como vai ser a administração pública. Em sua elaboração tem que ser levado em consideração as perspectivas de créditos utilizadas pelo município, além de ser levado em conta os impactos causados pela pandemia da Covid-19.
Em entrevista ao Jornal da Hora, o vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Betinho (Republicanos), relata que a capital está em constante crescimento. “Campo Grande é uma cidade pujante, tanto é que a prestação quadrimestral deste ano, realizada na sexta-feira passada, foi apresentado que nossas receitas vêm crescendo. Inclusive o IPTU cresceu quase 9%, mesmo com a pandemia”.
De acordo com Betinho, esse projeto precisa ser votado, contendo as emendas dos outros vereadores, ainda no primeiro semestre desde ano. “Depois da aprovação, a proposta com as emendas seguem para a sanção ou veto do prefeito da cidade”.
ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLAS
Desde 2017, o vereador busca aprovação da Lei Municipal nº 5.192/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atuação dos assistentes sociais na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande. De acordo com ele, a presença de profissionais da psicologia e da assistência social em escolas públicas é de grande importância e urgência. “Sabemos o quanto nossas crianças e profissionais da educação estão sendo impactados neste momento de pandemia”.
Em dezembro de 2020, o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou a Lei 14.113, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Sinto-me realizado pelos direcionamentos que estão sendo dados, a nítida impressão que temos é que muito em breve poderemos ver mais esse projeto realizado” dispara o vereador.
Assista a entrevista na íntegra no link abaixo:
Texto da redação com informações da assessoria