Ordem do Dia: Isenção aos aposentados passa em 2ª discussão

Sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis

Com interlocução da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os aposentados e pensionistas comemoraram durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (5) a aprovação do Projeto de Lei 178/2024, do Poder Executivo. A matéria passou em 2ª discussão, por unanimidade dos presentes, e segue à redação final, por ter sofrido emenda.

A proposta altera a Lei 3.150/2005 para elevar a base de cálculo das contribuições previdenciárias de aposentados e pensionistas com doença incapacitante, em caso de déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Atualmente, recolhem os que recebem o correspondente a mais de um salário mínimo nacional. Com a alteração proposta, após pedido da categoria e intermediação da Comissão Temporária de Representação para Monitoramento e Acompanhamento do Déficit Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (MSPREV), a incidência será sobre a remuneração equivalente a mais de três salários.

Nesta manhã os deputados elogiaram a conquista e o diálogo democrático dos ex-servidores e Paulo Duarte (PSB), em nome da Comissão, agradeceu os parlamentares pelo empenho junto à Secretaria de Estado de Administração. “Começamos o ano sem nada e com a articulação criou-se o auxílio-saúde e agora mais essa conquista, parabéns a todos”, disse.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 171/2024, do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), que cria a concessão de gratificação aos servidores do órgão que exercem atividades de cumprimento de mandado judicial eletrônico. A proposta inclui o benefício na relação de vantagens do Estatuto dos Servidores do TJMS (Lei 3.310/2006). Com a aprovação, a matéria segue para análise das comissões de mérito.

Discussão única

Duas propostas foram aprovadas em discussão única. Uma é o Projeto de Lei 166/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que declara a Utilidade Pública da Associação das Pessoas com Deficiência, sediada em Chapadão Do Sul. A segunda é o Projeto de Lei 172/2024, do TJMS, que dá denominação de Juiz Valter José Rodrigues Contrera à sala do Tribunal do Júri da comarca de Bela Vista. Ambas seguem ao expediente.

Serviço

A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou por meio dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS, cobertura do Portal da ALEMS. A ALEMS fica no Bloco 9 do Parque dos Poderes.

Fonte: Agência ALEMS – Foto: Luciana Nassar