O Jornal da Hora desta quinta-feira (16) entrevistou a professora Dra. Angela Costa, que fez uma análise da educação no Brasil. Segundo ela, os governos nunca tiveram a educação como prioridade e as escolas são vistas apenas como uma “sala com carteiras uma atrás da outra e um professor na frente”.
“Parece que estamos com aquele gigante adormecido, que ainda não acordou. Nenhum governo nunca viu a educação brasileira como prioridade, e isso não é só o governo federal. Vem a tempos, e são os governos estaduais e municipais também”, afirmou.
A professora falou que se tivesse oportunidade, gostaria de fazer a diferença em cidades pequenas, como Bonito ou Jardim, no interior do estado. “A mudança é a partir dos menores para os maiores. Gostaria de fazer algo em cidades pequenas, que dessem carta branca para que pudesse realmente fazer a diferença.”
Além disso, Costa refletiu sobre a função que a escola tem exercido na sociedade. “Estou acabando de ler um livro que chama “O emburrecimento Programado”, que mostra ponto a ponto o papel que a escola tem assumido, de emburrecer a pessoa para a sociedade”.
- Confira a entrevista completa no link abaixo:
Texto: Beatriz Rieger