Pagamentos do Mais Social começam a ser realizados no dia 17 de agosto

Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre
Foto: Monique Alves

O programa Mais Social, do Governo do Estado, é um auxílio para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa disponibiliza R$ 200 reais mensais para quem tem renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo. Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (12), a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, anunciou que os pagamentos começam a ser liberados no dia 17 de agosto. 

O dinheiro é disponibilizado em forma de cartão e pode ser utilizado em qualquer supermercado para comprar comida e itens de higiene. Não é permitida a compra de bebidas alcoólicas ou cigarro, e se a pessoa não utilizar o programa por três meses, será bloqueado. “Temos controle do que é feito pelo extrato de compra da pessoa. Podemos e vamos monitorar as compras. Além disso, recebemos perguntas e denúncias através da ouvidoria, e fazemos a verificação por meio do extrato.Então se tiver algo errado, a pessoa é automaticamente desligada do programa”, explicou a secretária.

Nesse benefício está inclusa a participação dos beneficiários em reuniões socioeducativas, em que são passadas informações sobre o programa, cursos de capacitação e divulgação de vagas de emprego, capacitando a pessoa para entrar no mercado de trabalho. “A intenção do programa não é que ele fique refém do da ajuda para o resto da vida. Mas sim, que seja um apoio momentâneo, em uma situação de vulnerabilidade, para que ele tenha uma porta de saída e libere a vaga para outra pessoa”, destacou.

Foto: Monique Alves

Confira a entrevista desta quinta-feira (12) na íntegra, no link abaixo:

Texto: Beatriz Rieger, com informações da Assessoria