Por: Reuel Oliveira
Na última quinta-feira (10) a Copa Libertadores da América conheceu seus últimos classificados para as quartas de final. Os jogos de volta contaram com emoção até o final, cobranças de pênaltis, heróis improváveis e decepções.
Veja Abaixo os Classificados:
Fluminense
O time do técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, enfrentou o Argentino Juniors nas oitavas de final. O time empatou o primeiro jogo fora de casa com um placar de 1×1. A decisão ficou para o jogo de volta no Maracanã e o tricolor venceu com autoridade. O time contou com os gols de Samuel Xavier, destaque da equipe nos últimos jogos, e com John Kennedy. A equipe terminou a partida com 67% de posse de bola e nenhum chute contra sua meta. Agora a equipe segue no sonho de conquistar sua primeira Libertadores.
Athletico Paranaense
O Furacão chegou para o jogo de volta com uma difícil missão: reverter um resultado de 3×1 contra o Bolívar. E o time quase conseguiu, vencendo a partida na Arena da Baixada por 2×0 com gols do Fernandinho (P) e do destaque da equipe, Victor Roque. Apesar disso, o time foi para os pênaltis e não conseguiu a classificação, sendo eliminado por 5-4. O Athlético agora segue na disputa por uma vaga na próxima Libertadores no Brasileirão, já que foram eliminados na Copa do Brasil.
Internacional
O Colorado começou bem a disputa e abriu o placar no primeiro jogo no Monumental de Nunez, mas não aguentou a pressão do River Plate e sofreu a virada por 2×1. A equipe então retornou ao Beira Rio visando a vitória contra o time Argentino, e conseguiu escalar uma montanha com os gols de Gabriel Mercado e Alan Patrick, mas aos 90 minutos Robert Rojas descontou e forçou o jogo para pênaltis com a repetição do resultado. Os pênaltis foram emocionantes, e após nove cobranças coloradas, o goleiro Rochet foi para a batida e marcou a classificação do time gaúcho.
Palmeiras e Atlético Mineiro
No duelo dos brasileiros, o Palmeiras havia vencido o primeiro jogo por 1×0 no Mineirão com gol de seu grande jogador, Raphael Veiga. O time então recebeu o Galo no Allianz e fez o que se esperava: controlou a partida. O time de Minas teve mais posse de bola, mas não conseguiu criar. Em contraponto, o time de Abel Ferreira soube neutralizar o ataque adversário e mesmo com menos posse teve mais chutes ao gol. A partida terminou em 0x0 e classificou o Verdão, que segue como o grande favorito ao título da Libertadores, o 4° em sua história.
Flamengo
O atual campeão da Libertadores enfrentou o Olímpia nas oitavas de final. O time venceu o primeiro jogo no Maracanã por 1×0, com gol de um de seus destaques, Bruno Henrique. O time se apoiou na vitória para esconder uma exibição abaixo do esperado, e chegou para o segundo jogo com a vaga em aberto. A partida de volta começou com mais um gol de Bruno Henrique, mas logo sofreu um empate. A partida se tornou tensa e terminou com a eliminação do Rubro Negrio por 3×1, e um vexame continental. O time agora luta pela Copa do Brasil e tenta se recompor no Brasileirão.
Os não Brasileiros
Nos duelos sem brasileiros da Libertadores, o Boca Juniors se classificou nos pênaltis por 4×2 contra o Nacional.
O Deportivo Pereira enfrentou o Independiente Del Valle e se classificou com um 2×1 no agregado.
Chaveamento
Com os resultados, as partidas de quartas de final que iniciam no dia 23/08 ficaram assim:
- Palmeiras x Deportivo Pereira
- Boca Juniors x Racing
- Fluminense x Olimpia
- Bolívar x Internacional