Para segundo dia do Enem o importante é manter a motivação e revisar o que já foi estudado

Professor dá dicas importantes do que fazer na semana entre as duas provas

O importante para segundo dia do Enem é manter a motivação, diz professor – Banco de dados Correio do Estado

A segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no próximo domingo (23). 

O conteúdo cobrado dessa vez será Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física, sendo uma chance para recuperar a nota caso o candidato ache que não foi tão bem no primeiro dia. 

De acordo com o professor Sérgio Campos, que leciona aulas de Português e Redação em um curso preparatório de Campo Grande, o primeiro passo para recuperar a nota é se manter motivado e ter noção se precisa recuperar a nota ou não. 

Mas, além da motivação, é importante que o participante siga uma rotina parecida com a da semana que antecedeu o primeiro dia: revise o que já foi estudado focando nas matérias que serão cobradas, sem começar conteúdos novos. 

No final da semana, especialmente sábado e domingo, é interessante que ele descanse a mente e o corpo para não chegar cansado no dia da prova. 

Outra atitude aconselhável é que as revisões sejam feitas com uma bateria de exercícios, já que no segundo dia será necessário fazer cálculos. 

“O Enem é uma prova de resistência também, o aluno precisa estar preparado e ter noção do tempo que levará para resolver cada questão, mas não existe uma fórmula única. O importante é estar preparado”, pontua o professor. 

Como o exame cobre diversas áreas do conhecimento é importante que o participante comece pela qual tem mais aptidão, assim ele chegará no conteúdo que tem mais dificuldade com energia para responder as questões com calma.

Em relação à recuperação da nota no segundo dia, o professor diz ser importante que o aluno tenha noção se foi bem ou não na redação porque ela pesa bastante na hora de calcular a nota. 

“Por exemplo, eu já tive aluno que não conseguiu fazer a redação porque não deu tempo. Ele me perguntou se conseguia recuperar no segundo dia, mas ele não ia porque ficou faltando a redação”, explica Campos. 

O professor ainda explica que as questões têm pesos diferentes dependendo do nível de dificuldade dela, que varia entre fácil, média e difícil. 

“A nota do Enem segue a Teoria de Resposta ao Item, TRI, que avalia a individualidade de desenvolvimento do aluno e depende da média de acertos. Como a prova tem muitas questões, a consistência do conhecimento é avaliada”, pontua. 

Ele ainda detalha que o participante não pode errar muitas questões fáceis, então, é preciso ter atenção na hora de responder e passar a alternativa para o cartão de respostas. 

“O aluno que acertar as difíceis e errar as fáceis, o sistema de pontuação interpreta como se o aluno tivesse chutado a resposta, então, o peso da questão é diminuído. Por exemplo, dois alunos que acertaram 150 questões podem chegar a uma média de 300 pontos de diferença, mas isso também pode variar. Então, é momento de revisar o que já sabe se manter confiante para o segundo dia do exame.”, reforça. 

  • fonte: Correio do Estado