A frente da gestão municipal há 20 meses, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes tem se dedicado a potencializar a Capital e promover o intercâmbio cultural, tecnológico e econômico do município. Nesse sentido, nos últimos meses recepcionou diversas delegações de países que compõem as Rotas de Integração Latino-Americanas (Rilas). Nesta semana, a chefe do Executivo Municipal recebeu uma medalha de honra da Câmara Municipal de Concepción, no Paraguai, pelo trabalho em prol de ambas cidades. O vereador e vice-presidente da Câmara de Concepción, Felix Ibáñez entregou a honraria à gestora durante encontro no Paço Municipal, em Campo Grande.
“Nossas tratativas avançam a cada dia. Estamos trabalhando arduamente e o nosso compromisso prioritário é com a população de Campo Grande, com o desenvolvimento econômico da Capital de Mato Grosso do Sul. Abrimos no ano passado um Escritório Internacional onde as tratativas comerciais ocorrem, em seguida, o Chile já se instalou em um espaço próximo ao nosso. Isso ocorre quando abrimos a cidade para novas oportunidades.
Ambas cidades estão nos corações dos dois países e são passagem das rotas. No caso da Rota de Integração Latino-Americana (Rila), o Mato Grosso do Sul passa a ser vetor de ligação com a fronteira de Porto Murtinho e o Paraguai, a partir de uma nova ponte (o trecho é atravessado de balsa há mais de duas décadas), passando pelo Paraguai e pela Argentina até chegar ao Chile. Já o corredor bioceânico irá criar uma autovia eficiente que conectará por terra os oceanos Atlântico (desde o porto de Santos, no Brasil) e Pacífico (até o porto de Antofagasta, no Chile).
O encontro contou com a presença o empresário Ângelo Mendes, da South América Trade S.A.; do secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, entre outras autoridades.
Expedição da III Rila
Foi dada a largada na III Expedição Rila. A Prefeitura de Campo Grande embarca nesta aventura com as autoridades, empresários e parceiros da empreitada que vai levar a todos rumo ao Pacífico.
Marcada para sair de Campo Grande no dia 24 de novembro, a comitiva objetiva atestar a viabilidade econômica da Rota Bioceânica indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados, até chegarem aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile.
A redução deverá impactar diretamente no aumento do comércio exterior com os países da Rila: Paraguai, Bolívia, Argentina e Chile. Fortalecendo ainda mais este mercado externo, que já é considerado um dos principais para Campo Grande e Mato Grosso do Sul.
Cidades-Irmãs
A Lei Municipal 6955/2022 declara como ‘Cidades-Irmãs’ as cidades de Campo Grande e de Concepción, no Paraguai.
A Lei busca criar condições adequadas para a celebração de acordo de irmandade e cooperação entre Campo Grande e a cidade de Concepción, Capital do Departamento de Concepción, no Paraguai, com o foco em estabelecer relações sociais, econômicas e culturais entre ambas cidades.
Fonte: Assessoria