Pequenos e grandes produtores rurais protestam contra Reinaldo por aumentar Fundersul

Produtores rurais sul-mato-grossenses emitiram nota de repúdio ao aumento de até 40% no Fundersul, conforme previsto em projeto de lei enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) à ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Eles se mobilizam para ato na Assembleia próxima quarta-feira (13) e adiantam que o aumento de imposto terá impacto sobre toda a cadeia produtiva.

Em nota, sindicatos rurais de seis municípios informaram querer evitar que o custo proposto pelo Governo seja repassado à população. De acordo com eles, o impacto não será restrito aos produtos agropecuários, mas acabará atingindo o comércio de modo geral.

Além da nota pública, produtores da cadeia leiteira reuniram-se na ALMS na tarde de ontem, para audiência pública sobre os desafios da atividade no Estado. 

O temor é que os produtos deixem de ser competitivos, principalmente na pecuária para exportação. De acordo com ele, na pecuária do leite, os produtores já estão no gargalo com fazendas leiteiras há anos.

Repúdio

Sindicatos rurais de Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Miranda e Bodoquena emitiram por meio da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) contra a proposta de Reinaldo. Eles prometem mobilização na próxima quarta-feira (13) na ALMS. Confira a íntegra do texto divulgado:

*Informações MidiaMax