Perda de Estoque

Por Jânio Alt

Para você empreendedor que possui COMÉRCIO.

Por mais que você implante na sua empresa um sistema de economia e redução de custos, e redução de prejuízos, é importante você saber que não existe nenhum negócio com 0% de perdas.

As perdas podem vir por sinistros, roubos, avarias, extravios ou obsolescência ou deterioração dos produto. As perdas de estoque é uma redução na qualidade e quantidade de itens que estão no seu estoque.

Todo empreendedor precisa ter uma gestão super eficiente do seu estoque. Pois isso é saúde financeira para seus negócios que refletem no seu bolso.

É necessário entender que as perdas impactam a tributação, diretamente e especialmente ao Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro líquido.

As perdas podem ser dedutíveis do IR e da CSLL, desde que tenham documentos comprobatórios e contabilizados, Boletins de ocorrência, laudos técnicos e controles internos.

Normas específicas precisam estar de acordo com a Receita Federal, para que tais perdas possam ser consideradas despesas dedutíveis e assim reduzindo assim a base de cálculo dos tributos.

E quando não há comprovação real das perdas? Nessa situação as despesas não podem ser abatidas da base de cálculo do IR e CSLL.

Fazer uso de um excelente sistema de estoque.
Fazer uso de verificações e contagens mensais, semestrais e anuais.
Verificar seu ambiente de estocagem. Se está ventilado e não úmido.
Instalar câmeras de monitoramento.
Treinamento de funcionários no transporte e armazenagem de cada produto.

Foto: IA

Contador, empresário, pastor evangélico, especialista em gestão de pessoas e amante da leitura.