Pescadores também têm direito a previdência social, diz diretor da Prev Centro-Oeste 

Mato Grosso do Sul é um estado com uma grande quantidade de rios, com destaque para o  Aquidauana, Apa, Aporé, Miranda, Paraguai, Paraná, Paranaíba e Sucuriú. Além disso, os canais fluviais pantaneiros apresentam uma biodiversidade de pelo menos 264 tipos diferentes de peixes, de acordo com o ICMBio. Esse quadro faz com que profissões se desenvolvam ao redor dos rios e peixes, e uma dessas profissões são os pesqueiros. 

Os trabalhadores que ganham a vida na pesca ajudam na movimentação da economia e na alimentação da população do estado. Diante disso, William de Albuquerque, diretor da Prev Centro Oeste explicou, em entrevista ao Jornal da Hora desta sexta-feira (04), que os profissionais desta área, têm os mesmos direitos previdenciários, como qualquer outro trabalhador de outra área profissional. 

Segundo William, os trabalhadores precisam estar ligados ao sindicato dos pescadores, e comprovar sua subsistência através da pesca, para poderem receber seus direitos. 

.

“O pescador tem direito a qualquer benefício que o trabalhador que contribui tem, e para requerer o benefício ele deve fazer as contribuições e portar a carteirinha de pescador para comprovar que ele vive da pesca e que sua subsistência depende do trabalho artesanal da pescaria. Depois que ele reúne toda essa documentação administrativa ele passa a ter a direito à pensão por morte, auxílio doença, aposentadoria, e entre outros como qualquer segurado tem”, disse William. 

A Prev Centro Oeste atende casos de aposentadoria por idade, auxílio doença, benefício assistencial LOAS, aposentadoria Rural, pensão por morte e análise de benefícios atrasados. Conheça mais e tire suas dúvidas no instagram @prevcentrooeste, ou ligue no (67) 9822-8723. A empresa é endereçada na Rua José Antônio, n° 1788, Monte Castelo.

Assista a entrevista na íntegra

Reuel Oliveira