Dados do estudo “Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia de Covid-19″ apontam que durante a pandemia, crianças que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2020 de maneira remota tiveram perda de seis a sete meses de aprendizagem em Linguagem e Matemática, em um comparativo com as que vivenciaram o mesmo período da pré-escola em 2019, com ensino presencial.
Os números mostram que houve grande defasagem de aprendizagem durante o período pandêmico no Brasil, o que causa reflexos a longo prazo. Diante deste cenário, a assessora pedagógica da plataforma de ensino Amplia, Mayana Teixeira, revela algumas dicas que podem auxiliar escolas e docentes a promoverem uma melhoria no nível de aprendizagem dos estudantes.
1 – Avaliações Diagnósticas
Implementar avaliações diagnósticas regulares para avaliar o progresso acadêmico dos alunos em áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática, e outras disciplinas que podem ajudar a identificar em quais áreas os alunos estão enfrentando dificuldades.
2- Monitoramento em sala de aula
Durante a aula, os professores podem monitorar o desempenho dos alunos e identificar sinais de dificuldade de aprendizagem. Esses sinais podem se manifestar por meio da falta de participação nas atividades, dificuldades na compreensão dos materiais e de acompanhar o ritmo da sala.
3 – Acompanhamento do progresso ao longo do tempo
Acompanhar o desempenho dos alunos ao longo do tempo é essencial, pois permite a identificação de tendências e padrões que indicam possíveis dificuldades na aprendizagem do aluno.
4 – Feedback dos pais e responsáveis
Essa interação pode fornecer informações importantes sobre o desempenho dos alunos em casa e seu envolvimento na escola. Conversar com os pais e responsáveis sobre as preocupações com desempenho acadêmico de um aluno pode ajudar a identificar defasagens na aprendizagem e colaborar na busca por soluções.
Texto: da redação, com informações da assessoria
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