O Jornal da Hora desta segunda-feira (25) recebeu o ex-jogador Amarildo Carvalho, que veio falar sobre as conquistas do Flamengo neste final de semana. O flamengo no sábado (23) ganhou do River Plate, por 2 a 1, e ontem (24) o time conquistou também o título do Campeonato Brasileiro, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 2 a 1.
Amarildo revelado no Operário (Campo Grande), atuou pelo Palmeiras na década de 80, e depois jogou no futebol português, no Marítimo e no Leixões. Durante a sua passagem por Portugal, Amarildo revela que já jogou contra o atual técnico do Flamengo, Jorge Jesus. “Ele já estava parando de jogar, era 10 anos mais velho do que eu. Ele era meio-campo e jogava pelo Boa Vista”, relembrou.
Desde a chegada do técnico Jorge Jesus no Flamengo, foram 19 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota no Brasileirão. A equipe não perde desde agosto — está invicta há 20 rodadas. “Um cara que veio revolucionar o nosso futebol. Chegou na metade do campeonato, melhorou a equipe e teve um esquema tático bom”, afirmou Amarildo.
Com o feito, o Rubro-Negro se tornou o primeiro time desde 1963 a ganhar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano. A única equipe que obtivera tal feito havia sido o Santos, ao conquistar as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil – que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 – e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos.
No Campeonato Brasileiro
Os jogadores do Flamengo não precisaram nem entrar em campo neste final de semana para sacramentar a conquista que já estava encaminhada há semanas — o time já havia cumprido seu compromisso por essa jornada em 13 de novembro, contra o Vasco, num dos jogos mais empolgantes do ano. O título foi confirmado com a derrota do Palmeiras diante do Grêmio em jogo disputado no fim da tarde deste domingo, no Allianz Parque, em São Paulo. Eles têm 13 pontos de vantagem para o vice-líder, que agora passou a ser o Santos.
Na Libertadores
No jogo final contra a equipe argentina do River Plate, as características do Flamengo, que são impostas aos times brasileiros, não foram observadas. A equipe carioca foi obrigada a ser mais reativa do que de costume e mesmo perdendo pelo placar 1 a 0, não esmoreceu e foi cirúrgica nos momentos chaves da partida.
Com persistência, visão de jogo e incentivo da torcida, que são marcas da equipe carioca, foram necessários apenas três minutos, nos quais o time brasileiro conseguiu se impor ao adversário. Nestes momentos finais da partida, a conversão de 2 gols por Gabigol, deram ao Flamengo a vitória e o bicampeonato na Libertadores.
Assista a entrevista na íntegra: