Em continuidade a sabatina com candidatos à prefeitura de Campo Grande, o Jornal da Hora em parceria com o jornal O Estado entrevistou nesta quarta-feira (21) o candidato Sérgio Harfouche (AVANTE) que declarou estar sim concorrendo à prefeitura. “Desconfiem de qualquer jornal que diga que eu não sou candidato ou que minha candidatura está suspensa, pois não está”.
O promotor teve sua candidatura contestada pela comissão provisória da chapa do atual prefeito Marquinhos Trad (PSD). Eles alegam que Harfouche não pode concorrer ao cargo por estar licenciado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), onde exerce como promotor. De acordo com o candidato, ele e seu vice, André Salineiro (Avante) são ‘candidatíssimos’ aos cargos, e que estão preparados para mudar Campo Grande.
O promotor afirma que se eleito, trabalhará em alinhamento com as decisões do governo federal e alega que independente de obter apoio explícito ou não do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), terá administração atrelado ao da presidência. “Nesse último mês conversei com o Ministro Tarcísio Freitas (Ministro da Infraestrutura), conversamos sobre investimento em Campo Grande, especialmente no que diz respeito a Bioceânica e todo o projeto que se tem do governo federal para investimento da capital”.
“Estamos completamente homogêneos com as iniciativas do governo Bolsonaro e esperamos ter na câmara, vereadores também comprometidos com esse propósito” ressalta o candidato. Além disso, ele enfatiza que pretende tornar Campo Grande atraente para investidores e empresários. “Precisamos de uma resposta imediata dentro da economia, na geração de emprego e renda”.
Harfouche alega que a composição das secretarias será por pessoas qualificadas para a pasta, com os melhores profissionais da cidade, independente de quem tenha apoiado nas eleições. “As eleições acabam nas urnas, uma vez eleito, pretendemos compor com os melhores profissionais da cidade, independente da compatibilidade, sendo pessoas que apresentaram histórico de competência em seu trabalho, serão convidados para participar da gestão. A ideia é priorizar Campo Grande para sairmos desse ano difícil”.
Educação
O promotor é criador do Programa de Conciliação e Prevenção da Evasão e Violência Escolar (Procev), instituído pela 27º promotoria de justiça há mais de 20 anos. O programa foi convertido em Lei Municipal 5.603, em 2015. Ele explica que o Procev trabalha na responsabilidade compartilhada, que significa responder por seus próprios atos. “Esse desprezo na educação infantil, é o responsável pela sequência na evasão e na falta da vontade do jovem querer estudar. Nós vamos então trabalhar de imediato com responsabilidade compartilhada, fazendo com que os pais tragam seus filhos para a escola”.
Ele ressalta que esse produto é eficiente e que a longo prazo será um bom investimento na preparação e melhor formação para os profissionais da educação. “Se tiver bons professores preparados logo no início da educação infantil, essa criança cresce com o gosto de manter-se na escola e estudar. O que se perdeu é que nós vimos o desprezo a educação infantil aqui em Campo Grande”.
Veja mais informações e assista a entrevista na íntegra: