Policiais recebem curso para atuar no combate à violência doméstica em Campo Grande

Foto: TJMS

Policiais que atuarão como oficiais de justiça para auxiliar no cumprimento de medidas protetivas de urgência estão recebendo, a partir desta terça-feira, um curso de formação, na Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS), em Campo Grande (MS).

O curso tem 62 alunos, sendo 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores do Judiciário. Os policiais da turma se ofereceram como voluntários para integrar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Eles devem começar os trabalhos até o início de maio.

O treinamento faz parte das medidas do poder público para reforçar o combate aos crimes de violência doméstica. A primeira turma aprendeu sobre diversos temas, como noções jurídicas, Lei Maria da Penha e como lidar com mulheres em situação de vulnerabilidade.

Conforme a juíza e coordenadora pedagógica da EJUD-MS, Kelly Garpar Duarte, o objetivo é capacitá-los para o cumprimento adequado das medidas protetivas, como a retirada do agressor do lar e a aproximação proibida. Além disso, eles também aprenderão a atuar como oficiais de justiça, elaborando certidões e conhecendo a rede de apoio.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados cerca de 5.500 boletins de ocorrência por violência doméstica em Mato Grosso do Sul neste ano. No ano passado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) expediu aproximadamente 5.000 medidas protetivas.

  • Fonte: G1 Campo Grande

Leia mais sobre Segurança